Guia para os Noivos
Voltar

Dúvidas sobre: os serviços de wedding planner

Para quem é o seu serviço de wedding planning?

Meu objetivo não é realizar um simples casamento fora do território de origem dos noivos, mas o de proporcionar uma experiência de casamento autentica made in Italy.
Por isso, além do planning geral, eu sou a interlocutora cultural dos noivos para unir as duas culturas nas quais sou bem arraigada por ser loítalo-brasileira e por amar de paixão os dois países e conhecer suas histórias e peculiaridades.
Meu moto é qualidade e não quantidade, por isso trabalho com um número limitado e selecionado de casais por ano e ofereço a organização de casamento “Full Service”, ou seja, cuido da organização do casamento desde o início até o dia seguinte ao evento e estou sempre presente pessoalmente para coordenar o dia do evento.

Serviço completo significa tudo incluído?
Não exatamente. Full service se refere a tudo relacionado à mera organização do evento, para o qual todos os esforços necessários serão feitos. Eventos paralelos, como jantares de boas-vindas para convidados, brunch no dia seguinte, visitas em grupo a vinícolas ou locais de interesse serão cotados separadamente.
O que devo fazer se não tiver idéia de qual pode ser o orçamento total do casamento?
Logo nos primeiros contatos, que são super úteis, ajudo você a definir um orçamento aproximado através de uma série de perguntas, com as quais podemos estimar qual seria o seu investimento ideal para coroar o casamento que deseja.
Você organiza casamentos em toda a Itália?
Sim, a minha base é em Veneza e Milão, mas organizo casamentos em todos os locais italianos mais bonitos. Nesses quase 10 anos de experiência, criei um networking muito forte com colegas wedding planners, fornecedores locais e conhecimento do território que me permitem realizar casamento em todo o “BEL PAESE”.
Existe um contrato real para regular nosso acordo?

Claro que SIM! O meu contrato foi estudado por advogados italianos e brasileiros especializados no setor, e inclui todas as cláusulas que protegerão nosso relacionamento desde os primeiros passos até a data do evento. Cada detalhe é definido preto no branco, não deixando espaço para dúvidas ou incógnitas.

A assinatura do contrato representa o início do processo de organização, definindo compromissos mútuos, formas de pagamento, prazos e tarefas da Wedding Planner.

Qual é o seu método de trabalho durante a fase de planejamento do casamento?
Desde o início, os noivos recebem um “Processo de Planejamento” que define minha forma de trabalho, estabelecendo detalhadamente processos, tempos e procedimentos. Além disso, na “Carta de BENVENUTI”, os noivos terão acesso a um software de gerenciamento online, onde compartilharemos agendamentos online, controle de despesas, orçamentos, contratos, arquivos e lista de convidados.
Suellen, você trabalha sozinha ou com uma equipe?
Trabalho com uma equipe de 2 colaboradores fixos, que compartilham diferentes áreas de atuação. Durante os eventos o grupo é aumentado de acordo com as necessidades graças à colaboração de pessoal experiente na gestão operacional do casamento. Em caso de necessidade, a pedido dos noivos, também recorro a hostess para receber os convidados.
Você trabalha com fornecedores trazidos pelos noivos?
Sim, mas apenas encontro e verifico a qualidade e profissionalismo, e em todo o caso sempre sob a minha coordenação e direcção. É uma questão de proteger o resultado final, que me sinto obrigada a garantir sempre e em qualquer caso. Caso as escolhas pessoais dos noivos possam comprometer o sucesso do evento, eles serão solicitados a assinar um documento no qual a organizadora do casamento e o restante da equipe ficam isentos de qualquer responsabilidade. Isso não implica uma redução do meu empenho e da quantidade de horas dedicadas à organização do seu evento. Na verdade, fornecedores como catering e locais são muito importantes e são aqueles com quem mais devo colaborar, por exemplo. Por este motivo, não considero a escolha de alguns fornecedores trazidos pelos noivos como motivo para diminuir o valor do meu serviço.
Posso escolher o fotógrafo de minha preferência?
Claro, é importante se sentir à vontade diante daqueles que ficarão encarregados de documentar um dia tão importante! No entanto, caso o estilo do fotógrafo escolhido pelos noivos esteja muito longe do que desejo para o meu portfólio, será minha responsabilidade entrar em contato com um fotógrafo de confiança que se encarregará de documentar os bastidores e as montagens, em total respeito pelo trabalho dos outros.
Você pode me dizer o nome de algum belo local para organizar meu casamento?
O serviço de location manager é um serviço exclusivo e de muita dedicação que reservo somente para os meus clientes. Se terei o prazer de organizar o seu casamento, ativarei esse serviço à sua medida. Se precisar de ajuda para definir o tipo de local que deseja, como Castello, Villa, Hotel, Sítio etc,o meu EBOOK vai ser uma ferramenta poderosa para te ajudar. Entre em contato comigo pelo whatsapp para saber como obter gratuitamente.
Você ajuda a encontrar acomodação para nós e convidados?
Sim, a consulta e seleção de um hotel ou villa confortável para você e seus convidados estão incluídos na lista de nossos principais serviços. Além disso, nossa base de locais é uma das maiores entre as agências de casamento. Teremos o maior prazer em recomendar as melhores opções para você, dependendo de todos os seus desejos.
Você pode me ajudar com os documentos do casamento civil e religioso?
Certamente. Posso ajudá-lo no gerenciamento da burocracia apresentando e retirando documentos, mantendo contato com o funcionário do estado, consulado e clero e fornecendo intérpretes quando necessário.
Você trabalha com festas?
Com raras exceções, não. Preferi me concentrar apenas em um número limitado de casamentos.
Eu realmente preciso do wedding planner local?
Bem, sim! Organizar um casamento não é simples, ainda mais a distância. Seja para os noivos quanto para as assessoras que nem sempre conhecem todos os mecanismos do país de destino. Eu estou ativamente envolvida na indústria do casamento na Itália há muitos anos e moro aqui há mais de 20 anos. Tenho acesso a todo tipo de informação que pode ser vital para o sucesso de seu casamento na Itália! Sei o que há de bom e de ruim sobre os fornecedores locais e garanto que você receberá apenas serviços da mais alta qualidade.
Vai custar mais para mim um wedding planner na Itália do que se eu planejasse meu casamento sozinho?

Na verdade, os noivos costumam economizar dinheiro e, sem dúvida, gastam com mais sabedoria.
Planejar um casamento na Itália a milhares de quilômetros de distância, pode ser muito desafiador. Estaremos trabalhando junto com você e também atuando como seu “ intercessor” na Itália.
Depois de adicionar a minha fee de coordenação para planejar seu casamento, o custo do evento será quase o mesmo que você pagaria por conta própria. No entanto, você obtém o valor agregado de anos de experiência no planejamento de casamentos, os melhores contatos e conhecimento atualizado sobre todos os aspectos do seu casamento na Itália.

Posso pedir o serviço de coordenador do dia do casamento?
Infelizmente não. A minha opção é dar o meu melhor selecionando apenas casamentos de uma determinada importância que me comprometa profundamente e onde cuido de um serviço completo e muito amplo. Isso me impede de satisfazer todas as solicitações, começando pelas de serviços parciais.
Como faço para solicitar um orçamento com você Suellen?
Para me contratar, os noivos precisam somente entrar em contato comigo por DM do Instagram, por e-mail ou WhatsApp, assim marcamos um CAFÉ VIRTUAL e vamos passar pela fase que eu gosto de chamar de “innamoramento” aonde vamos nos conhecer e entender se podemos nos “casar”. Depois disso envio a minha proposta. Pra mim conhecer os noivos pessoalmente é prioridade por isso sou sempre eu por trás de cada mensagem e contato seja por onde for.
Quanto custa ter você como planejador de casamentos?
Tudo que realizo é sob medida, então falar de faixas de preços como se fosse um pacote é subestimar o valor que agrego à celebração do casamento. Literalmente os pacotes não são os meus tipos de casamento. O que eu sei fazer muito bem é criar uma relação de amor entre o sonho (expectativa) e o real (budget de investimento). Posso dar uma indicação de valor do meu serviço completo que é a partir de 3.000 euros, para casamento com convidados. Eventuais extras ou reembolsos de despesas serão orçamentados (redundancia) e avaliados com base na complexidade logística e no período do ano em que o evento será realizado. Não adicionarei o IVA até o final de 2022.
Você planeja casamentos pequenos?
Sim, adoramos casamentos a dois ou com poucos convidados. Se você sonha com umas belas férias com 2 a 12 parentes e amigos, estamos sempre mais do que felizes em organizá-las para você.
Por quanto tempo você está envolvido no planejamento do casamento?
Criamos casamentos especiais na Itália desde 2012 Planejamos inumeros casamentos incríveis e colocamos um pedaço de nossa alma em cada um.
Quantos casamentos você organiza por ano?
Nossa prioridade é cuidar de cada casal e prestar muita atenção aos detalhes, portanto o número de casamentos que planejamos é limitado no máximo a 20 casamentos por ano. Não estamos atrás de um grande fluxo de clientes, cada casamento é um evento único e especial para nós.

Perguntas e dúvidas sobre: fornecedores, vendedores e impostos

Devo dar gorjeta na Itália e, em caso afirmativo, quanto?
Ao contrário dos Estados Unidos ou mesmo do Reino Unido, a Itália não é um país onde se espera uma gorjeta. Porém, principalmente nas áreas mais frequentadas pelos turistas, eles costumam receber dicas caso você tenha gostado do serviço. Portanto, não será visto como ofensivo se você deixar uma dica, nem será inaceitável se você não deixar uma.
Terei de fazer um depósito sempre que reservar um fornecedor?

Geralmente, ao reservar um fornecedor, você precisará pagar um depósito para confirmar os serviços do dia. Isso vai variar, mas considere que 30% -50% é normal. Na maioria dos casos tudo é parcelado em 3 vezes.
Eu cuidarei de planejar todos os pagamentos a serem feitos e os lembretes de quanto deve ser feito mas devido a minha política de transparência, será você a pagar cada fornecedor. Mas sempre escolhemos o processo mais fácil para a transferência bancária e auxiliamos você nesse processo.

Qual é o imposto sobre músicas do SIAE de que tenho ouvido falar e quem o paga?

A Società Italiana degli Autori ed Editori (SIAE) é uma organização que arrecada as receitas devidas pela utilização de obras protegidas por direitos de autor e as redistribui aos legítimos proprietários (autori) e aos seus editores (editori).
Qualquer pessoa que utilize cópias de obras protegidas por direitos autorais em qualquer forma de entretenimento deve obter autorização prévia dos titulares dos direitos (Lei de 22 de abril de 1941, nº 633). Isso cobre qualquer instância em que música pré-gravada seja tocada ou música ao vivo executada, e inclui o uso de música protegida por direitos autorais em casamentos e eventos corporativos.
A propriedade intelectual é protegida por lei até 70 anos após a morte do último autor. Por exemplo, os royalties não são exigidos para executar uma peça de Beethoven, mas para executar Fly Me to the Moon os direitos deverão ser pagos aos herdeiros do autor (Bart Howard) até 2074.
As taxas exigidas pelos direitos autorais não podem ser tratadas como impostos ou taxas, mas como remuneração pelo trabalho realizado pelos criadores de obras intelectuais. O uso indevido das obras é considerado crime segundo a lei italiana.

Quem paga o SIAE?

O SIAE cobra dos organizadores do evento. No caso de casamentos, os cônjuges são considerados “organizadores” do evento, embora a gestão do local possa ter alguma responsabilidade. No entanto, os organizadores do casamento, músicos, empresas de catering e outros envolvidos no evento não são responsáveis.
No caso de um evento corporativo, o “organizador” é a empresa que organiza todo o evento e a autorização é paga pelo cliente final. A licença deve ser paga antecipadamente.
Alguns locais de eventos possuem convênios com o SIAE, principalmente para a utilização de músicas pré-gravadas; embora isso geralmente não cubra música tocada por DJs ou músicos tocando. Nestes casos os custos já estão amortizados no preço do local.
A autorização do SIAE pode ser solicitada com antecedência no escritório do SIAE mais próximo do local do casamento – no entanto, cuidarei disso para você como parte do meu serviço.
O custo de uma licença de desempenho depende de três fatores:
Categoria do local; Número de convidados; Tipo de entretenimento
Os locais são divididos principalmente em duas categorias:
Locais padrão ; Locais de luxo
Quase todos os locais que hospedam casamentos e jantares corporativos são considerados locais de “luxo”.
Para dar uma estimativa, a licença normalmente ronda os 300-470 euros para o evento.
O entretenimento pode ser de dois tipos: com ou sem dança. As licenças para apresentações são mais caras para eventos com dança.
Ao fazer um pedido de licença, o organizador é convidado a declarar estes três parâmetros:
Tipo de localização
número de convidados; se deve haver dança.
A exatidão de suas declarações pode ser verificada no dia do evento, no local, por um comissário do SIAE. Se houver discrepância entre o que foi solicitado na autorização e o que acontece no dia, o organizador pode ser severamente penalizado e a música pode ser interrompida.
O bordereau
Junto com a licença do SIAE, o organizador recebe um formulário comumente chamado de borderò ou bordereau (programa de música) que deve ser preenchido pelo intérprete com todas as músicas executadas na totalidade ou em parte.
Este formulário deve ser devolvido ao escritório do SIAE nos dias seguintes ao evento. Cuidarei disso para você como parte do meu serviço.

O que é o IVA?

O imposto sobre o valor agregado (IVA – IVA) tem uma taxa padrão de 22%.
As taxas reduzidas de IVA às vezes se aplicam a 10% para alguns serviços – freqüentemente transporte de passageiros, acomodação e restaurantes, por exemplo.

Com que antecedência devo reservar um fotógrafo de casamento?

De um modo geral, quanto mais cedo melhor.
Recomendo reservar o seu fotógrafo de 1 ano a 6 meses antes do dia do casamento, a fim de garantir os serviços do seu fotógrafo profissional de casamento antes que ele ou ela seja reservado por outra pessoa.
Irei orientar o planejamento e orientá-lo da melhor forma, para que tudo seja planejado perfeitamente no prazo e com antecedência.

Quantas imagens irei receber do meu fotógrafo de casamento?

Um número exato não pode ser calculado, pois os casamentos são eventos não controlados.
O objetivo dos fotógrafos de eventos de casamento é capturar o máximo de momentos importantes possível.
Em média, você pode esperar entre 50 a 100 imagens por hora. Mas de qualquer forma, no contrato com o fornecedor iremos estabelecer essa quantidade.

Me apaixonei por um buquê / bolo / penteado que vi em uma revista. O que posso fazer sobre isso?
Basta enviar uma imagem por e-mail. Nossos fornecedores de cabelo e maquiagem para casamento têm o compromisso de agradá-lo e recriar o que você quiser.
Como devo escolher meu bouquet?

Ao escolher flores para o casamento, você deve primeiro considerar seu tipo de corpo.
Você é alto, baixo, corpulento ou pequeno? Um buquê menor é melhor para a noiva pequena, enquanto a noiva alta ou corpulenta deve escolher um buquê maior.
Você também precisará considerar a cor e o estilo de seu vestido. Se o seu vestido for ornamentado, talvez com apliques florais, pérolas ou lantejoulas, você não gostaria de escondê-lo com um grande buquê.
Um buquê amarrado à mão ou braço que pode ser segurado ao lado funciona bem. Um buquê redondo funciona com quase tudo. Ambos os estilos são bons para vestidos justos ou com corte A.
Se você preferir uma cascata, considere se um buquê solto ou arejado seria melhor. Para um vestido estilo salão de baile, pode-se sair com um buquê mais cheio e maior.
Quanto a quais flores usar com qual estilo de buquê, certas flores se prestam ao design. Por exemplo, os lírios de calla são ideais para um buquê amarrado à mão e as rosas abertas são perfeitas para um ramalhete redondo. Podemos olhar amostras e livros juntos para ajudar a determinar quais flores usar.
Outra consideração muito importante é quais são suas flores favoritas, para que possamos incorporá-las aos buquês. As cores dependem do que os atendentes estão vestindo. Você pode incluir a cor das damas de honra no buquê da noiva ou fazer o dela diferente para destacá-la.
Dos tons pastéis aos escuros tenha em mente uma forma de combinar, mas também tenha um contraste para que as flores fiquem em contraste com o vestido.
Você também pode considerar o uso de flores de seda. A vantagem de usar flores de seda é que podem ser tingidas de qualquer cor. Escolha flores de seda que tenham cores semelhantes às suas contrapartes frescas para manter uma aparência realista. O objetivo principal é conseguir um look coordenado que reúna tudo.
É uma boa ideia você olhar revistas, internet e outras fontes, para ter uma ideia do que você gosta antes da consulta, porque as opções são tantas que pode ser opressor.
Posso trabalhar com você para combinar seus gostos e preferências, juntamente com o meu conhecimento e experiência, para tomar uma decisão fácil sobre quais flores usar.

Perguntas frequentes gerais para casamentos na Itália?

Precisamos de um site de casamento?

Os sites de casamento são ótimos para obter todas as informações sobre o seu casamento e colocá-las à disposição dos convidados.
Você pode incluir datas, horários e locais, informações sobre hotéis e informações sobre atrações locais.
Você também pode permitir que os convidados naveguem em uma galeria de fotos.
Muitos dos meus clientes nos dizem que o maior benefício de seu site de casamento é que eles não precisam perder tempo respondendo a perguntas sobre quem, o quê, onde, quando e por quê. Todas essas informações estavam disponíveis no site do casamento, para que os convidados pudessem obter suas respostas lá.
Terei o maior prazer em lhe dar recomendações sobre como proceder para construir o seu.

Quando devo convidar meus convites?

Os convites devem ser enviados quatro a seis meses antes da data do casamento.
Para um destination wedding, recomendamos 9 a 5 meses antes, com seus RSVPs sendo recebidos 2 meses antes da data.
Muito útil também é enviar um Save the date de 15 a 12 meses antes.

Qual é a maneira mais adequada de fazer meus convites?

Os dois tipos de convites mais adequados e formais são os convites escritos à mão ou gravados, feitos em papel comum ou com um painel simples.
No entanto, a grande maioria das pessoas se refere a papéis de carta que usam impressão digital, então você não precisa sentir que está fazendo algo terrivelmente impróprio se fizer outra escolha.

O que posso esperar de comida e bebida?

Há um equívoco de que todos os italianos têm casamentos em estilo buffet – isso não é verdade!
Os italianos são formais por natureza e para comemorar uma ocasião importante, um jantar sentado é a norma. Estes podem variar de 3 ou mais pratos, normalmente incluindo 2 pratos de massa / risoto seguidos de uma entrada principal.
Isso não quer dizer que antes do jantar sentado não haja um buffet de aperitivos muito generoso, servindo petiscos e aperitivos. Esta é normalmente uma seleção muito generosa, servida cerca de uma hora antes do jantar e após a cerimônia. Bebidas leves e refrescantes como prosecco, coquetéis leves e sucos de frutas são normalmente servidos aqui, enquanto durante o jantar sentado, os locais que incluem vinho em seu menu normalmente permitem cerca de 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas.
O bolo de casamento italiano é muitas vezes um bolo muito grande, feito com uma camada de creme fresco – seja com massa folhada ou um bolo de esponja – adornado com frutas frescas ou chocolate. Um bolo de casamento em camadas no estilo americano pode, é claro, sempre ser providenciado se esta for sua preferência.
Após o jantar, um bar aberto será organizado – geralmente mais baseado em coquetéis – e será servido durante a sua festa. O custo dependerá sempre do número de pessoas e da duração do serviço solicitado.

Posso levar meu próprio vinho para um casamento na Itália?

Felizmente, na Itália, até os vinhos da casa são ótimos e a maioria dos vinhos servidos com menus de casamento foi selecionada por um sommelier dedicado.
Mas uma taxa de corkage (um suplemento pago ao local para poder trazer o seu próprio vinho para um casamento) não é normal, 99% dos locais não o permitem.
Certos locais podem ser mais flexíveis se estiverem acostumados a trabalhar quase exclusivamente com uma clientela internacional; no entanto, a taxa pode muitas vezes ser bastante cara e, por sua vez, não tão conveniente.

Momento dos casamentos na Itália - o que é normal?

Os casamentos ocorrerão normalmente antes da hora das refeições – sendo um almoço ou jantar.
A grande maioria opta por jantar para festejar até tarde. A Itália é um país quente e a maioria das recepções de almoço acontecem dentro de casa devido ao calor.
Como a Itália tem tantos belos espaços ao ar livre para jantar e também devido ao fato de que os italianos tendem a comer mais tarde, o horário normal para o jantar é por volta das 19h30 às 20h30 como horário de início.
Por isso, as cerimônias da tarde terão início, no máximo, às 16h, com o objetivo de manter a temperatura ideal e respeitar o horário de funcionamento dos locais.
Considere que as recepções na hora do almoço acontecerão depois da cerimônia da manhã ou do meio-dia até por volta das 18h e uma recepção à noite das 16h à meia-noite (muitos locais permitirão isso até mais tarde!)
De qualquer forma os locais são todos muito disponíveis para acharmos o horário ideal para celebrar o seu casamento.

Quando começo a preparação do casamento?

Quanto mais cedo você começar a planejar seu casamento, melhor. Normalmente, os melhores locais e datas são reservados com 12 a 18 meses de antecedência. No entanto, tivemos várias experiências na organização de casamentos em apenas 2 meses e tudo correu muito bem.

Temos que visitar o local antes do nosso casamento?
É ótimo caso você tenha a oportunidade. Caso contrário, podemos fazê-lo por si e fornecer-lhe uma avaliação em vídeo e fotografia ou qualquer outra informação sobre o local, para que possa conhecer melhor o local do seu casamento.
Quanto custa um casamento na Itália?
Não existe uma resposta pronta e certa para esta pergunta – tudo depende do local que você escolher, do número de convidados que você tem e dos seus desejos. Na nossa experiência, com uma dimensão média de um casamento (30-40 pessoas) podemos contar com a tarifa de 400-800 euros por pessoa.

Cerimônias de casamento italianas e o que esperar

Quanto tempo dura uma cerimônia na Itália?
Isso depende do tipo de cerimônia: os casamentos civis geralmente duram 20/30 minutos, em vez das cerimônias católicas são geralmente mais longas, normalmente até 1 hora.
É reconhecido internacionalmente.
O meu pastor de casa pode realizar a cerimônia na Itália?
Sim, mas você precisa de um oficial local licenciado na Itália para os documentos legais. Muitos casais fazem com que seu pastor realize a cerimônia e um pastor italiano licenciado para a papelada.
Posso obter minha certidão de casamento em casa antes de ir para a Itália?

Não, deve ser emitido na Itália para obter uma certidão de casamento legal.
A menos que você deseje ter uma cerimônia simbólica, nesse caso você registrará seu casamento em seu país de origem e nós criaremos para você sua cerimônia perfeita na Itália.
Isso também é possível para bênçãos católicas, mas você deve se casar civilmente antes de sua bênção em uma igreja italiana.

Podemos escrever nossos próprios votos para nosso casamento na Itália?
Sim, claro.. Todos os nossos oficiantes ficarão felizes em permitir que você tenha tempo durante a cerimônia para expressar seus sentimentos pessoais um ao outro.

Dúvidas sobre: os serviços de wedding planner

Perguntas e dúvidas sobre: fornecedores, vendedores e impostos

Perguntas frequentes gerais para casamentos na Itália?

Cerimônias de casamento italianas e o que esperar

error: Conteúdo protegido !!

Para quem é o seu serviço de wedding planning?

Meu objetivo não é realizar um simples casamento fora do território de origem dos noivos, mas o de proporcionar uma experiência de casamento autentica made in Italy.
Por isso, além do planning geral, eu sou a interlocutora cultural dos noivos para unir as duas culturas nas quais sou bem arraigada por ser loítalo-brasileira e por amar de paixão os dois países e conhecer suas histórias e peculiaridades.
Meu moto é qualidade e não quantidade, por isso trabalho com um número limitado e selecionado de casais por ano e ofereço a organização de casamento “Full Service”, ou seja, cuido da organização do casamento desde o início até o dia seguinte ao evento e estou sempre presente pessoalmente para coordenar o dia do evento.

Existe um contrato real para regular nosso acordo?

Claro que SIM! O meu contrato foi estudado por advogados italianos e brasileiros especializados no setor, e inclui todas as cláusulas que protegerão nosso relacionamento desde os primeiros passos até a data do evento. Cada detalhe é definido preto no branco, não deixando espaço para dúvidas ou incógnitas.
A assinatura do contrato representa o início do processo de organização, definindo compromissos mútuos, formas de pagamento, prazos e tarefas da Wedding Planner.

Você trabalha com festas?

Com raras exceções, não. Preferi me concentrar apenas em um número limitado de casamentos.

Quanto custa ter você como planejador de casamentos?

Tudo que realizo é sob medida, então falar de faixas de preços como se fosse um pacote é subestimar o valor que agrego à celebração do casamento. Literalmente os pacotes não são os meus tipos de casamento. O que eu sei fazer muito bem é criar uma relação de amor entre o sonho (expectativa) e o real (budget de investimento).

Serviço completo significa tudo incluído?

Não exatamente. Full service se refere a tudo relacionado à mera organização do evento, para o qual todos os esforços necessários serão feitos. Eventos paralelos, como jantares de boas-vindas para convidados, brunch no dia seguinte, visitas em grupo a vinícolas ou locais de interesse serão cotados separadamente.

Qual é o seu método de trabalho durante a fase de planejamento do casamento?

Desde o início, os noivos recebem um “Processo de Planejamento” que define minha forma de trabalho, estabelecendo detalhadamente processos, tempos e procedimentos. Além disso, na “Carta de BENVENUTI”, os noivos terão acesso a um software de gerenciamento online, onde compartilharemos agendamentos online, controle de despesas, orçamentos, contratos, arquivos e lista de convidados.

Você pode me dizer o nome de algum belo local para organizar meu casamento?

O serviço de location manager é um serviço exclusivo e de muita dedicação que reservo somente para os meus clientes. Se terei o prazer de organizar o seu casamento, ativarei esse serviço à sua medida. Se precisar de ajuda para definir o tipo de local que deseja, como Castello, Villa, Hotel, Sítio etc,o meu EBOOK vai ser uma ferramenta poderosa para te ajudar. Entre em contato comigo pelo WhatsApp para saber como obter gratuitamente.

Eu realmente preciso do wedding planner local?

Bem, sim! Organizar um casamento não é simples, ainda mais a distância. Seja para os noivos quanto para as assessoras que nem sempre conhecem todos os mecanismos do país de destino. Eu estou ativamente envolvida na indústria do casamento na Itália há muitos anos e moro aqui há mais de 20 anos. Tenho acesso a todo tipo de informação que pode ser vital para o sucesso de seu casamento na Itália! Sei o que há de bom e de ruim sobre os fornecedores locais e garanto que você receberá apenas serviços da mais alta qualidade.

Você planeja casamentos pequenos?

Sim, adoramos casamentos a dois ou com poucos convidados. Se você sonha com umas belas férias com 2 a 12 parentes e amigos, estamos sempre mais do que felizes em organizá-las para você.

Suellen, você trabalha sozinha ou com uma equipe?

Trabalho com uma equipe de 2 colaboradores fixos, que compartilham diferentes áreas de atuação. Durante os eventos o grupo é aumentado de acordo com as necessidades graças à colaboração de pessoal experiente na gestão operacional do casamento. Em caso de necessidade, a pedido dos noivos, também recorro a hostess para receber os convidados.

Você ajuda a encontrar acomodação para nós e convidados?

Sim, a consulta e seleção de um hotel ou villa confortável para você e seus convidados estão incluídos na lista de nossos principais serviços. Além disso, nossa base de locais é uma das maiores entre as agências de casamento. Teremos o maior prazer em recomendar as melhores opções para você, dependendo de todos os seus desejos.

Vai custar mais para mim um wedding planner na Itália do que se eu planejasse meu casamento sozinho?

Na verdade, os noivos costumam economizar dinheiro e, sem dúvida, gastam com mais sabedoria.
Planejar um casamento na Itália a milhares de quilômetros de distância, pode ser muito desafiador. Estaremos trabalhando junto com você e também atuando como seu “ intercessor” na Itália.
Depois de adicionar a minha fee de coordenação para planejar seu casamento, o custo do evento será quase o mesmo que você pagaria por conta própria. No entanto, você obtém o valor agregado de anos de experiência no planejamento de casamentos, os melhores contatos e conhecimento atualizado sobre todos os aspectos do seu casamento na Itália.

O que devo fazer se não tiver ideia de qual pode ser o orçamento total do casamento?

Logo nos primeiros contatos, que são super úteis, ajudo você a definir um orçamento aproximado através de uma série de perguntas, com as quais podemos estimar qual seria o seu investimento ideal para coroar o casamento que deseja.

Você trabalha com fornecedores trazidos pelos noivos?

Sim, mas apenas encontro e verifico a qualidade e profissionalismo, e em todo o caso sempre sob a minha coordenação e direcção. É uma questão de proteger o resultado final, que me sinto obrigada a garantir sempre e em qualquer caso. Caso as escolhas pessoais dos noivos possam comprometer o sucesso do evento, eles serão solicitados a assinar um documento no qual a organizadora do casamento e o restante da equipe ficam isentos de qualquer responsabilidade. Isso não implica uma redução do meu empenho e da quantidade de horas dedicadas à organização do seu evento. Na verdade, fornecedores como catering e locais são muito importantes e são aqueles com quem mais devo colaborar, por exemplo. Por este motivo, não considero a escolha de alguns fornecedores trazidos pelos noivos como motivo para diminuir o valor do meu serviço.

Você pode me ajudar com os documentos do casamento civil e religioso?

Certamente. Posso ajudá-lo no gerenciamento da burocracia apresentando e retirando documentos, mantendo contato com o funcionário do estado, consulado e clero e fornecendo intérpretes quando necessário.

Posso pedir o serviço de coordenador do dia do casamento?

Infelizmente não. A minha opção é dar o meu melhor selecionando apenas casamentos de uma determinada importância que me comprometa profundamente e onde cuido de um serviço completo e muito amplo. Isso me impede de satisfazer todas as solicitações, começando pelas de serviços parciais.

Por quanto tempo você está envolvido no planejamento do casamento?

Criamos casamentos especiais na Itália desde 2012 Planejamos inúmeros casamentos incríveis e colocamos um pedaço de nossa alma em cada um.

Você organiza casamentos em toda a Itália?

Sim, a minha base é em Veneza e Milão, mas organizo casamentos em todos os locais italianos mais bonitos. Nesses quase 10 anos de experiência, criei um networking muito forte com colegas wedding planners, fornecedores locais e conhecimento do território que me permitem realizar casamento em todo o “BEL PAESE”.

Posso escolher o fotógrafo de minha preferência?

Claro, é importante se sentir à vontade diante daqueles que ficarão encarregados de documentar um dia tão importante! No entanto, caso o estilo do fotógrafo escolhido pelos noivos esteja muito longe do que desejo para o meu portfólio, será minha responsabilidade entrar em contato com um fotógrafo de confiança que se encarregará de documentar os bastidores e as montagens, em total respeito pelo trabalho dos outros.

Como faço para solicitar um orçamento com você Suellen?

Para me contratar, os noivos precisam somente entrar em contato comigo por DM do Instagram, por e-mail ou WhatsApp, assim marcamos um CAFÉ VIRTUAL e vamos passar pela fase que eu gosto de chamar de “innamoramento” aonde vamos nos conhecer e entender se podemos nos “casar”. Depois disso envio a minha proposta. Pra mim conhecer os noivos pessoalmente é prioridade por isso sou sempre eu por trás de cada mensagem e contato seja por onde for.

Quantos casamentos você organiza por ano?

Nossa prioridade é cuidar de cada casal e prestar muita atenção aos detalhes, portanto o número de casamentos que planejamos é limitado no máximo a 20 casamentos por ano. Não estamos atrás de um grande fluxo de clientes, cada casamento é um evento único e especial para nós.

Devo dar gorjeta na Itália e, em caso afirmativo, quanto?

Ao contrário dos Estados Unidos ou mesmo do Reino Unido, a Itália não é um país onde se espera uma gorjeta. Porém, principalmente nas áreas mais frequentadas pelos turistas, eles costumam receber dicas caso você tenha gostado do serviço. Portanto, não será visto como ofensivo se você deixar uma dica, nem será inaceitável se você não deixar uma.

Terei de fazer um depósito sempre que reservar um fornecedor?

Geralmente, ao reservar um fornecedor, você precisará pagar um depósito para confirmar os serviços do dia. Isso vai variar, mas considere que 30% -50% é normal. Na maioria dos casos tudo é parcelado em 3 vezes.
Eu cuidarei de planejar todos os pagamentos a serem feitos e os lembretes de quanto deve ser feito mas devido a minha política de transparência, será você a pagar cada fornecedor. Mas sempre escolhemos o processo mais fácil para a transferência bancária e auxiliamos você nesse processo.

Com que antecedência devo reservar um fotógrafo de casamento?

De um modo geral, quanto mais cedo melhor.
Recomendo reservar o seu fotógrafo de 1 ano a 6 meses antes do dia do casamento, a fim de garantir os serviços do seu fotógrafo profissional de casamento antes que ele ou ela seja reservado por outra pessoa.
Irei orientar o planejamento e orientá-lo da melhor forma, para que tudo seja planejado perfeitamente no prazo e com antecedência.

Quantas imagens irei receber do meu fotógrafo de casamento?

Um número exato não pode ser calculado, pois os casamentos são eventos não controlados.
O objetivo dos fotógrafos de eventos de casamento é capturar o máximo de momentos importantes possível.
Em média, você pode esperar entre 50 a 100 imagens por hora. Mas de qualquer forma, no contrato com o fornecedor iremos estabelecer essa quantidade.

Me apaixonei por um buquê / bolo / penteado que vi em uma revista. O que posso fazer sobre isso?

Basta enviar uma imagem por e-mail. Nossos fornecedores de cabelo e maquiagem para casamento têm o compromisso de agradá-lo e recriar o que você quiser.

Qual é o imposto sobre músicas do SIAE de que tenho ouvido falar e quem o paga?

Società Italiana degli Autori ed Editori (SIAE) é uma organização que arrecada as receitas devidas pela utilização de obras protegidas por direitos de autor e as redistribui aos legítimos proprietários (autori) e aos seus editores (editori).
Qualquer pessoa que utilize cópias de obras protegidas por direitos autorais em qualquer forma de entretenimento deve obter autorização prévia dos titulares dos direitos (Lei de 22 de abril de 1941, nº 633). Isso cobre qualquer instância em que música pré-gravada seja tocada ou música ao vivo executada, e inclui o uso de música protegida por direitos autorais em casamentos e eventos corporativos.
A propriedade intelectual é protegida por lei até 70 anos após a morte do último autor. Por exemplo, os royalties não são exigidos para executar uma peça de Beethoven, mas para executar Fly Me to the Moon os direitos deverão ser pagos aos herdeiros do autor (Bart Howard) até 2074.
As taxas exigidas pelos direitos autorais não podem ser tratadas como impostos ou taxas, mas como remuneração pelo trabalho realizado pelos criadores de obras intelectuais. O uso indevido das obras é considerado crime segundo a lei italiana.

O que é o IVA?

O imposto sobre o valor agregado (IVA – IVA) tem uma taxa padrão de 22%.
As taxas reduzidas de IVA às vezes se aplicam a 10% para alguns serviços – frequentemente transporte de passageiros, acomodação e restaurantes, por exemplo.

Quem paga o SIAE?

O SIAE cobra dos organizadores do evento. No caso de casamentos, os cônjuges são considerados “organizadores” do evento, embora a gestão do local possa ter alguma responsabilidade. No entanto, os organizadores do casamento, músicos, empresas de catering e outros envolvidos no evento não são responsáveis.
No caso de um evento corporativo, o “organizador” é a empresa que organiza todo o evento e a autorização é paga pelo cliente final. A licença deve ser paga antecipadamente.
Alguns locais de eventos possuem convênios com o SIAE, principalmente para a utilização de músicas pré-gravadas; embora isso geralmente não cubra música tocada por DJs ou músicos tocando. Nestes casos os custos já estão amortizados no preço do local.
A autorização do SIAE pode ser solicitada com antecedência no escritório do SIAE mais próximo do local do casamento – no entanto, cuidarei disso para você como parte do meu serviço.
O custo de uma licença de desempenho depende de três fatores:
Categoria do local; Número de convidados; Tipo de entretenimento
Os locais são divididos principalmente em duas categorias:
Locais padrão ; Locais de luxo
Quase todos os locais que hospedam casamentos e jantares corporativos são considerados locais de “luxo”.
Para dar uma estimativa, a licença normalmente ronda os 300-470 euros para o evento.
O entretenimento pode ser de dois tipos: com ou sem dança. As licenças para apresentações são mais caras para eventos com dança.
Ao fazer um pedido de licença, o organizador é convidado a declarar estes três parâmetros:
Tipo de localização
número de convidados; se deve haver dança.
A exatidão de suas declarações pode ser verificada no dia do evento, no local, por um comissário do SIAE. Se houver discrepância entre o que foi solicitado na autorização e o que acontece no dia, o organizador pode ser severamente penalizado e a música pode ser interrompida.
O bordereau
Junto com a licença do SIAE, o organizador recebe um formulário comumente chamado de borderò ou bordereau (programa de música) que deve ser preenchido pelo intérprete com todas as músicas executadas na totalidade ou em parte.
Este formulário deve ser devolvido ao escritório do SIAE nos dias seguintes ao evento. Cuidarei disso para você como parte do meu serviço.

Como devo escolher meu bouquet?

Ao escolher flores para o casamento, você deve primeiro considerar seu tipo de corpo.
Você é alto, baixo, corpulento ou pequeno? Um buquê menor é melhor para a noiva pequena, enquanto a noiva alta ou corpulenta deve escolher um buquê maior.
Você também precisará considerar a cor e o estilo de seu vestido. Se o seu vestido for ornamentado, talvez com apliques florais, pérolas ou lantejoulas, você não gostaria de escondê-lo com um grande buquê.
Um buquê amarrado à mão ou braço que pode ser segurado ao lado funciona bem. Um buquê redondo funciona com quase tudo. Ambos os estilos são bons para vestidos justos ou com corte A.
Se você preferir uma cascata, considere se um buquê solto ou arejado seria melhor. Para um vestido estilo salão de baile, pode-se sair com um buquê mais cheio e maior.
Quanto a quais flores usar com qual estilo de buquê, certas flores se prestam ao design. Por exemplo, os lírios de calla são ideais para um buquê amarrado à mão e as rosas abertas são perfeitas para um ramalhete redondo. Podemos olhar amostras e livros juntos para ajudar a determinar quais flores usar.
Outra consideração muito importante é quais são suas flores favoritas, para que possamos incorporá-las aos buquês. As cores dependem do que os atendentes estão vestindo. Você pode incluir a cor das damas de honra no buquê da noiva ou fazer o dela diferente para destacá-la.
Dos tons pastéis aos escuros tenha em mente uma forma de combinar, mas também tenha um contraste para que as flores fiquem em contraste com o vestido.
Você também pode considerar o uso de flores de seda. A vantagem de usar flores de seda é que podem ser tingidas de qualquer cor. Escolha flores de seda que tenham cores semelhantes às suas contrapartes frescas para manter uma aparência realista. O objetivo principal é conseguir um look coordenado que reúna tudo.
É uma boa ideia você olhar revistas, internet e outras fontes, para ter uma ideia do que você gosta antes da consulta, porque as opções são tantas que pode ser opressor.
Posso trabalhar com você para combinar seus gostos e preferências, juntamente com o meu conhecimento e experiência, para tomar uma decisão fácil sobre quais flores usar.

Precisamos de um site de casamento?

Os sites de casamento são ótimos para obter todas as informações sobre o seu casamento e colocá-las à disposição dos convidados.
Você pode incluir datas, horários e locais, informações sobre hotéis e informações sobre atrações locais.
Você também pode permitir que os convidados naveguem em uma galeria de fotos.
Muitos dos meus clientes nos dizem que o maior benefício de seu site de casamento é que eles não precisam perder tempo respondendo a perguntas sobre quem, o quê, onde, quando e por quê. Todas essas informações estavam disponíveis no site do casamento, para que os convidados pudessem obter suas respostas lá.
Terei o maior prazer em lhe dar recomendações sobre como proceder para construir o seu.

Quando devo convidar meus convites?

Os convites devem ser enviados quatro a seis meses antes da data do casamento.
Para um destination wedding, recomendamos 9 a 5 meses antes, com seus RSVPs sendo recebidos 2 meses antes da data.
Muito útil também é enviar um Save the date de 15 a 12 meses antes.

Momento dos casamentos na Itália - o que é normal?

Os casamentos ocorrerão normalmente antes da hora das refeições – sendo um almoço ou jantar.
A grande maioria opta por jantar para festejar até tarde. A Itália é um país quente e a maioria das recepções de almoço acontecem dentro de casa devido ao calor.
Como a Itália tem tantos belos espaços ao ar livre para jantar e também devido ao fato de que os italianos tendem a comer mais tarde, o horário normal para o jantar é por volta das 19h30 às 20h30 como horário de início.
Por isso, as cerimônias da tarde terão início, no máximo, às 16h, com o objetivo de manter a temperatura ideal e respeitar o horário de funcionamento dos locais.
Considere que as recepções na hora do almoço acontecerão depois da cerimônia da manhã ou do meio-dia até por volta das 18h e uma recepção à noite das 16h à meia-noite (muitos locais permitirão isso até mais tarde!)
De qualquer forma os locais são todos muito disponíveis para acharmos o horário ideal para celebrar o seu casamento.

Qual é a maneira mais adequada de fazer meus convites?

Os dois tipos de convites mais adequados e formais são os convites escritos à mão ou gravados, feitos em papel comum ou com um painel simples.
No entanto, a grande maioria das pessoas se refere a papéis de carta que usam impressão digital, então você não precisa sentir que está fazendo algo terrivelmente impróprio se fizer outra escolha.

Quando começo a preparação do casamento?

Quanto mais cedo você começar a planejar seu casamento, melhor. Normalmente, os melhores locais e datas são reservados com 12 a 18 meses de antecedência. No entanto, tivemos várias experiências na organização de casamentos em apenas 2 meses e tudo correu muito bem.

O que posso esperar de comida e bebida?

Há um equívoco de que todos os italianos têm casamentos em estilo buffet – isso não é verdade!
Os italianos são formais por natureza e para comemorar uma ocasião importante, um jantar sentado é a norma. Estes podem variar de 3 ou mais pratos, normalmente incluindo 2 pratos de massa / risoto seguidos de uma entrada principal.
Isso não quer dizer que antes do jantar sentado não haja um buffet de aperitivos muito generoso, servindo petiscos e aperitivos. Esta é normalmente uma seleção muito generosa, servida cerca de uma hora antes do jantar e após a cerimônia. Bebidas leves e refrescantes como prosecco, coquetéis leves e sucos de frutas são normalmente servidos aqui, enquanto durante o jantar sentado, os locais que incluem vinho em seu menu normalmente permitem cerca de 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas.
O bolo de casamento italiano é muitas vezes um bolo muito grande, feito com uma camada de creme fresco – seja com massa folhada ou um bolo de esponja – adornado com frutas frescas ou chocolate. Um bolo de casamento em camadas no estilo americano pode, é claro, sempre ser providenciado se esta for sua preferência.
Após o jantar, um bar aberto será organizado – geralmente mais baseado em coquetéis – e será servido durante a sua festa. O custo dependerá sempre do número de pessoas e da duração do serviço solicitado.

Temos que visitar o local antes do nosso casamento?

É ótimo caso você tenha a oportunidade. Caso contrário, podemos fazê-lo por si e fornecer-lhe uma avaliação em vídeo e fotografia ou qualquer outra informação sobre o local, para que possa conhecer melhor o local do seu casamento.

Posso levar meu próprio vinho para um casamento na Itália?

Felizmente, na Itália, até os vinhos da casa são ótimos e a maioria dos vinhos servidos com menus de casamento foi selecionada por um sommelier dedicado.
Mas uma taxa de corkage (um suplemento pago ao local para poder trazer o seu próprio vinho para um casamento) não é normal, 99% dos locais não o permitem.
Certos locais podem ser mais flexíveis se estiverem acostumados a trabalhar quase exclusivamente com uma clientela internacional; no entanto, a taxa pode muitas vezes ser bastante cara e, por sua vez, não tão conveniente.

Quanto custa um casamento na Itália?

Não existe uma resposta pronta e certa para esta pergunta – tudo depende do local que você escolher, do número de convidados que você tem e dos seus desejos. Na nossa experiência, com uma dimensão média de um casamento (30-40 pessoas) podemos contar com a tarifa de 400-800 euros por pessoa.

Quanto tempo dura uma cerimônia na Itália?

Isso depende do tipo de cerimônia: os casamentos civis geralmente duram 20/30 minutos, em vez das cerimônias católicas são geralmente mais longas, normalmente até 1 hora.

O meu pastor de casa pode realizar a cerimônia na Itália?

Sim, mas você precisa de um oficial local licenciado na Itália para os documentos legais. Muitos casais fazem com que seu pastor realize a cerimônia e um pastor italiano licenciado para a papelada.

Minha certidão de casamento italiana é legal em outros lugares além da Itália?

É reconhecido internacionalmente.

Posso obter minha certidão de casamento em casa antes de ir para a Itália?

Não, deve ser emitido na Itália para obter uma certidão de casamento legal.
A menos que você deseje ter uma cerimônia simbólica, nesse caso você registrará seu casamento em seu país de origem e nós criaremos para você sua cerimônia perfeita na Itália.
Isso também é possível para bênçãos católicas, mas você deve se casar civilmente antes de sua bênção em uma igreja italiana.

Podemos escrever nossos próprios votos para nosso casamento na Itália?

Sim, claro.. Todos os nossos oficiantes ficarão felizes em permitir que você tenha tempo durante a cerimônia para expressar seus sentimentos pessoais um ao outro.